Para Ler, Ver e Ouvir.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Meu Adeus à Revista Mundo Estranho

É com grande tristeza que faço esse post aqui no blog, registro meu adeus a revista Mundo Estranho, publicada pela Editora Abril. Há alguns dias, a Editora Abril encerrou várias publicações devido a uma crise, entre essas publicações estava a ME (Mundo Estranho). A revista que era especialista em curiosidades científicas e culturais, publicada pela Abril desde agosto de 2001. Uma parte da minha infância e adolescência também vai embora. Cresci lendo a ME, pois meus pais fizeram a assinatura por alguns anos. Por isso sinto profundamente o encerramento dela, pois de uma certa forma ela contribuiu com meu desenvolvimento ao decorrer dos anos.

A Mundo Estranho instigou o adolescente que buscava conhecimento geral, tornando-se uma ponte entre as revistas infantis e as adultas. Com uma leitura rápida, clara e objetiva, tratando assuntos complexos de maneira simples e divertida. Foi a primeira e única revista mensal do Brasil voltada para O GAROTO de 13 a 18 anos (orgulho de ter feito parte). Seu conteúdo foi apresentado de foma simples, em perguntas e respostas, do jeito que nós leitores gostamos. E foi também a revista que melhor usou infográficos no Brasil – linguagem que pode ser usada também pelo anunciante. Além de ter tido um ambiente editorial jovem e descontraído.

Não é novidade alguma que o setor impresso está em declínio há anos. Acredito que o diferencial para sair da crise nesse setor seria se reinventar, coisa que a Editora Abril não fez. Ao redor do mundo acontece o mesmo, grandes publicações estão deixando as bancas e saindo de cena, como a revista Interview, lançada por Andy Warhol em 1969. Algumas ainda conseguem sobreviver em versão digital, porém sem a mesma magia de outrora.

Algumas das edições da revista Mundo Estranho

Acho que li de tudo um pouco na ME, curiosidades de modo geral, histórias curiosas e até umas pra lá de macabras e até um livrinho que veio junto com uma edição que eles ensinavam sobre sexo passo a passo (vocês lembram disso?). Bom, a revista de uma certa forma me ajudou muito no período escolar. Meu modo de escrever, no desenvolvimento do meu senso crítico, objetividade e claro... tudo isso ligado a diversão, mas com aprendizados. Quero agradecer a todos os envolvidos na construção da revista. Vocês tiveram um papel muito importante na minha formação, no conhecimento adquirido e até mesmo pelo meu interesse pelas coisas, pelas minhas curiosidades de onde surgiu isso ou aquilo. Obrigado por tudo! #RipMundoEstranho
SHARE:

14 comentários

  1. Uma pena mesmo. A revista trazia curiosidades interessantíssimas e infográficos muito legais. Parabéns pelo post!

    Jovem Jornalista

    Fanpage

    Instagram

    Estamos de volta do hiatus!

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. A crise das publicações em papel.
    Vai ser sempre assim doravante.
    E cada vez mais.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Walter!

    Como você está? Eu vou indo, obrigada!

    É a crise do papel, dando lugar à internet, onde podes encontrar de tudo, contudo eu prefiro ler um livro em papel, tocar nele, enfim, o colocar na estante e o ver todos os dias.

    Pois é, esse tipo de revistas têm sempre mto interesse, qdo somos crianças e adolescentes, sobretudo para o sexo masculino, mais dado à ciência e à descoberta. A menina se liga mais na roupa, nos cabelos etc. mas é assim mesmo. É genético.
    Pena que findou e julgo k não haverá substituição possível.

    Beijos e bom feriado. Aí, julgo k é tb feriado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Poxa! Uma pena msm!
    Me lembro dessa revista! Nunca fui assinante mas era muito interessante msm.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai meu coração! Eu estava sabendo sobre o fim da revista ELLE, mas não sobre a ME! Meu coração está chorando, como vc eu sempre lia essa revista (mesmo sendo mulher, até por que acredito que o público da revista não era 100% voltado para os garotos), sou uma pessoa curiosa e eu passava horas lendo a Mundo Estranho.
    Atualmente eu ainda visito o site da ME, mas não acho que é a mesma coisa de ler a revista fisicamente. Enfim, fico realmente triste pelo fim dela.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Estive lendo esses tempos atrás sobre o fim de algumas revistas da Abril,mais não sabia que a ME estava na lista também.Apesar de eu não ser assinante pude ler alguns exemplares e garanto que a mesma vai fazer falta.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que tristeza Walter! Não rola nem uma versão virtual da revista? Os fãs amariam, né?

    ResponderExcluir
  8. Eu adorava a revista também. Uma pena ter que acabar assim :/

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. De tanta revista, vão me descontinuar uma das melhores. Só decepção nessa vida...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Eu acho bem triste que tudo o que é impresso está chegando ao fim, porém é um mal que as próprias pessoas fizeram, então não tem muito o que reclamar.
    Eu por exemplo amo CDs, faço coleção e compro até hoje.
    Sinto pelas próximas gerações que não vão viver isso de revistas, jornal...
    É uma grande pena! :(

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Walterlan.
    Li muito essa revista. É uma pena que com tantas publicações eles resolveram fechar justo uma tão boa quanto essa. Vai deixar saudade.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Fiquei extremamente triste com o fim da Mundo Estranho, a linguagem dela era o que atraia muitos jovens ao mundo das revistas, como estudante de Jornalismo fico bem preocupada com o futuro da nossa profissão no setor impresso.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Fiquei triste e surpreso em saber que a Editora Abril iria fechar algumas de suas revistas, mesmo não consumindo o conteúdo destas revistas, sinto a tristeza de muitos profissionais que presenciaram o fim de uma longa jornada de trabalho.

    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir
  14. Também fiquei muito chateada qd recebi da editora o aviso de encerramento da ME... Vai deixar muita saudade... eu era assinante há muito tempo...Que pena! Grande perda!!!

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig