Para Ler, Ver e Ouvir.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Filme #172 – A Turma do Charlie Brown (Race for Your Life, Charlie Brown, 1977)

É hora de aventura, Charlie Brown!

Neste filme de animação, Charlie Brown e toda aquela turminha vão para um acampamento localizado nas Montanhas Rochosas, onde o grande evento é a corrida anual de canoagem no rio. Concorrendo com Charlie Brown e seus amigos, tem uma gangue de valentões que sempre vencem a corrida, devido as táticas sujas e as trapaças. Desta vez, não é diferente, e Charlie Brown tem que superar sua falta de confiança, se sua equipe tem alguma chance de vencer.

A Turma do Charlie Brown (Race for Your Life, Charlie Brown, 1977)

As crianças são divididas em três grupos: o grupo dos meninos: (liderados por Charlie), o grupo das meninas: (Liderada por Patty Pimentinha) e Snoopy e Woodstock. Charlie Brown é um líder muito relutante do grupo de garotos, bem-intencionado, mas lutando com suas inseguranças. Por outro lado, Patty, a líder do grupo de garotas, que está muito confiante, apesar de sua incompetência como líder; grande parte do motivo pelo qual ela é incompetente como líder se deve à sua insistência em todas as decisões, por menores que sejam, sendo confirmada por uma votação em grupo, de forma democrata. Fiel à personalidade de Patty Pimentinha, quando o resultado é desfavorável para ela ou termina em um empate, ela tende a anular a decisão (hahaha, isso me faz rir demais).

As crianças enfrentam diferentes obstáculos: se perdem, ficam presos, tempestades, nevascas e sabotagem dos garotos mais velhos. Snoopy abandona a corrida para procurar incansavelmente Woodstock logo quando uma tempestade os separa; depois de uma longa busca, eles conseguem se encontrar e se reúnem alegremente. Quando os agressores sabotam as jangadas de Patty e Charlie Brown, os grupos de meninos e meninas trabalham juntos em uma jangada, com Charlie Brown como líder do grupo fundido. Charlie Brown começa a crescer mais em seu papel de liderança. O grupo desce uma rampa d'água semelhante a um toboágua em um parque de diversões. No entanto, isso é percebido pelos agressores, que param a roda d'água pressionando-a com um tronco, o que resulta em um grupo mesclado preso no topo da roda. Charlie Brown diz que, como líder, cabe a ele resolver problemas. Graças à crescente autoconfiança e liderança de Charlie Brown, a gangue está prestes a vencer a corrida no clímax depois de superar probabilidades consideráveis. Infelizmente, Patty Pimentinha incita as meninas a comemorar cedo demais e elas acidentalmente derrubam os meninos na alegria do momento; quando tentam resgatá-los, os agressores aproveitam a oportunidade para avançar na corrida.

A Turma do Charlie Brown (Race for Your Life, Charlie Brown, 1977)
A Turma do Charlie Brown (Race for Your Life, Charlie Brown, 1977)

Enfim, entre muita confusão para ninguém botar defeito (esse trecho foi criado pelo narrador da Sessão da Tarde), enquanto a turma entra no ônibus para ir para casa, Charlie Brown pensa em voz alta usar a experiência como uma lição para ser mais confiante e assertivo, e acreditar em si mesmo. Infelizmente, logo depois que ele termina de falar, o ônibus sai sem ele pela segunda vez (como no início do filme) e, como antes, ele é forçado a pegar uma carona na motoca do Snoopy novamente.

Quando eu era mais novo, costumava assistir Charlie Brown e o Snoopy na Nickelodeon e aprendi a amar o desenho e as verdadeiros lições que ele nos ensina. Só não curtia ter que interpretar as tirinhas do 'Minduim' na hora das avaliações da escola (um terror, rsrs). Mas enfim, Charlie Brown é o estereótipo do perdedor amável, uma criança dotada de infinita esperança e determinação, mas que é dominada por suas inseguranças e uma permanente má sorte, e aqueles que o cercam muitas vezes se aproveitam dele. Algo familiar? Acredito que tenho um Charlie Brown dentro de mim, mas estou mudando isso.

Esse filme foi um especial, lançado em 1977 e escrito por Charles M. Schulz e que o SBT chegou a exibir várias vezes. Eu amava demais e esses dias pude rever no Amazon Prime Video. Sem dúvidas, uma opção para toda a família ou para quem quer ver algo mais leve e assim se divertir.
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig