Para Ler, Ver e Ouvir.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Filme #176 – Pequena Grande Vida (Downsizing, 2017)

Algo Maior Te Espera

Foi descoberta a solução para a superpopulação no mundo: o encolhimento. A promessa é de que os encolhidos tenham uma vida melhor na pequena cidade de Lazerlândia. Com isso, o frustrado Paul investe na mudança ao lado da esposa. Porém, acontecimentos inesperados acabam surgindo em seu caminho. Direção de Alexander Payne.

Após essa descoberta revolucionária feita por cientistas noruegueses, as pessoas logo percebem o quanto o dinheiro triplica e dura mais em um mundo miniaturizado. Com a promessa de uma vida melhor, Paul Safranek (interpretado por Matt Damon) e sua esposa Audrey (interpretada por Kristen Wiig) decidem abandonar suas vidas estressadas em Omaha, Estados Unidos, para se tornarem pequenos e se mudarem para uma nova comunidade em miniatura – uma escolha que dá início a aventuras que mudam suas vidas completamente.


Pequena Grande Vida (Downsizing, 2017)

Contudo, a escolha de Paul é precipitada e sua esposa acaba desistindo no meio do caminho (e pedindo o divórcio). Agora, sozinho, vemos então Paul perdido em um mundo 'gigante'. A diminuição pouco teve impacto. significativo. Paul começa a se questionar e, se dá conta que tem muito a evoluir. Paul encontra um novo sentido para a vida e assim, ganha uma jornada de amadurecimento em situações cômicas e repletas de humor ácido.

O ponto de virada na trajetória de Paul é quando ele encontra o seu vizinho sérvio Dusan Mirkovic (interpretado por Christoph Waltz), um europeu trambiqueiro. É através dele que Paul conhece Ngoc Lan Tran (interpretada por Hong Chau), uma ativista vietnamita que foi diminuída a força por seu governo, e que nesse novo mundo, se tornou uma faxineira de pessoas ricas, que tem por hábito levar remédios vencidos e sobras de comida para as pessoas de seu gueto, uma atitude de altruísmo quando ajuda aqueles mais necessitados, inclusive uma mulher em estado terminal, e é nessa ajuda que Paul entra em sua vida.

Logo descobrimos que Lazerlândia não é muito diferente do mundo dos ''grandes'', cheio de problemas, como a desigualdade social. Só esse  argumento já transforma o filme em algo digno de se assistir. E ainda com muitas  outras “lições”, especialmente sobre o meio-ambiente, sentido da vida, etc., mas no geral Pequena Grande Vida tem uma história divertida e emocionante da jornada de um homem cujos problemas só aumentam quando ele se torna pequeno. Para aqueles que se abrirem para refletir certamente terão uma ótima experiência durante as duas horas de filme. Mas na certa as pessoas de mente pequena, vão encontrar mais dificuldade em aceitar tantas verdades sendo mostradas num filme despretensioso. Recomendo!
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig