Para Ler, Ver e Ouvir.

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Filme #178 – 20.000 Léguas Submarinas (20,000 Leagues Under the Sea, 1954)

A aventura escrita cem anos antes de se tornar um filme para recordar para sempre!

Em meados do séc. XIX, o naufrágio de diversas embarcações faz com que a marinha acredite que exista um monstro no oceano. É enviada então uma expedição para investigar o que está afundando os navios. Surpresos, os marinheiros se deparam com o avançado submarino Nautilus comandado pelo capitão Nemo.

20.000 Léguas Submarinas (20,000 Leagues Under the Sea, 1954)

Um filme de Richard Fleischer. Em 1868, relato alarmante sobre um monstro marinho, que destruía navios facilmente, gera um temor nas companhias de navegação. Tal fato faz com que vários navios não levantem âncora, por falta de tripulação.

Em São Francisco, um professor francês, especialista em vida marinha, precisa ir à Shanghai e enfrenta o mesmo problema, pois a tripulação do seu navio desertou. Mas ele e seu assistente são convidados pelo governo americano para uma viagem que pretende confirmar ou negar tais relatos alarmantes. Após três meses e meio de buscas, o capitão decide abandonar sua empreitada. No entanto, na mesma noite, o navio é atacado pelo monstro e o professor, seu assistente e um arpoador são lançados ao mar. Enquanto o navio danificado fica à deriva, os três encontram o "monstro", que na verdade é um submarino.

Após alguma hesitação, o capitão da embarcação os acolhe. É claro que se trata de um gênio, mas o professor quer saber quais os motivos que fizeram aquele homem se isolar do mundo, se podia contribuir com seu enorme conhecimento. Gradativamente, revelações estarrecedoras vão surgindo.

O mar é tudo. Ele cobre sete décimos do globo terrestre. Seu sopro é puro e saudável. É um deserto imenso, onde o homem jamais está sozinho, pois sente a vida se movimentando por todos os lados

Baseado no famoso romance homônimo de Jules Verne, “20.000 Léguas Submarinas” é um fascinante filme de aventuras e ficção científica dos anos 1950. Autor de uma prodigiosa imaginação, Jules Verne ficou célebre pelos romances de aventuras com que espantou os seus leitores do século XIX, falando de feitos prodigiosos, e viagens incríveis que empurravam o homem para onde nunca tinha ido. Exemplo disso são as viagens à Lua, ao Centro da Terra, à volta do mundo em 80 dias, aos pólos e, claro, a aventura submarina do Capitão Nemo e do submersível Nautilus.

O filme é marcado por ótimos cenários e por uma música absorvente que nos faz mergulhar no universo do meio submarino. A cena do ataque de um polvo gigante é extremamente impressionante. Foi também um enorme sucesso de bilheteira em 1954, permanecendo até hoje como a mais popular versão cinematográfica da obra do escritor francês.

A primeira vez que assisti o filme foi nas madrugadas do SBT, no ''Fim de Noite'', desde então essa produção ficou marcado na minha memória. Dia desses acabei revendo no Telecine Play. Apesar do ritmo do filme ser lento, os efeitos especiais são ótimos (para sua época) e claro, é uma produção grandiosa do saudoso Walt Disney que prezava pela qualidade de seus filmes. Recomendo!
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig