Para Ler, Ver e Ouvir.

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Filme #179 – Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)

O medo pode torná-lo um prisioneiro. Espero que você possa se libertar.

Andy Dufresne é condenado a duas prisões perpétuas consecutivas pelas mortes de sua esposa e de seu amante. Porém, só Andy sabe que ele não cometeu os crimes. No presídio, durante dezenove anos, ele faz amizade com Red, sofre as brutalidades da vida na cadeia, se adapta, ajuda os carcereiros, etc.

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)

O longa é ambientado em 1946, e nos apresenta o protagonista Andy Dufresne (interpretado por Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro que tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o fim do mundo para qualquer um, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir – em sequência – duas penas perpétuas.

Andy, logo é apresentado a Warden Norton (interpretado por Bob Gunton), um agente penitenciário corrupto e completamente desprezível (que fará você ter vontade de bater na tela), ele usa a Bíblia como arma de controle, mas de fiel não tem nada. Sem contar o Capitão Byron Hadley (interpretado por Clancy Brown) que trata os internos como animais e acaba muitas vezes por espancá-los.

Logo Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding, conhecido por Red (interpretado por Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o “mercado negro” da instituição. Com ele, Andy passa a maior parte do tempo e juntos aprendem muitas coisas.

Os diálogos do filme são ricos e poderosos, junto com ele tiramos muitas lições como as escolhas que devem ou não ser tomadas, qual o caminho a ser seguido e etc… A narração constante na voz de Morgan Freeman nos mostra essas sensações durante quase todo o filme, e uma das principais falas, que resume bem e faz uma síntese muito interessante é:

Sei que alguns pássaros não podem viver numa gaiola. Suas penas brilham demais. E, quando eles voam, você fica contente, porque sabia que era um pecado prendê-los.

"Um Sonho de Liberdade" é um excelente drama sobre esperança, redenção e fé.  Baseado numa obra de Stephen King, o filme, roteirizado e dirigido por  Frank Darabont, prende a atenção de qualquer um do início ao fim.

Com certeza entra na lista daqueles filmes que podemos tirar grandes lições belíssimo exemplo de força de vontade, determinação e paciência e nos inspira a perseverar diante de obstáculos e nunca perder a esperança. Andy teve todas as justificativas do mundo para ficar prostrado em uma posição de grande vítima dos acontecimentos, colocar a culpa nos outros e ficar murmurando. Mas não, ele fez sua parte, usou os recursos e ferramentas que tinha disponível, persistiu e agarrou sua liberdade. Vale a pena assistir e rever quantas vezes forem necessárias. Recomendo!
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig