Para Ler, Ver e Ouvir.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Filme #187 – Campo dos Sonhos (Field of Dreams, 1989)

Se você acredita no impossível, o incrível pode se tornar realidade.

Ray, um agricultor em Iowa, ouve uma voz misteriosa durante à noite vinda do seu milharal dizendo: "Se você construir, ele virá", e sente a necessidade de obedecer. Então, ele constrói um campo de beisebol, apoiado por sua mulher, Annie. Mais tarde, os fantasmas de grandes jogadores começam a aparecer para jogar, liderados por "Shoeless" Joe Jackson. Ray busca um autor recluso para entender essas mensagens e o verdadeiro propósito do campo que construiu.

Campo dos Sonhos (Field of Dreams, 1989)


Um filme sobre reconciliação com o passado. E também sobre ter um sonho e correr atrás dele. E depois de tudo isso, ser recompensado com muito mais do que poderia imaginar receber. A trama é bem simples. Ray Kinsella (interpretado por Kevin Costner) é um fazendeiro em Iowa. Vive sem grandes luxos, mas mantém-se com seu milharal junto com sua mulher, Annie (interpretada por Amy Madigan) e filha, Karin (interpretada por Gabby Hoffmann). Mesmo uma vida bem estruturada com uma família feliz, pode deixar faltar alguma coisa. Quando está na sua plantação, ele ouve a voz: "Se você construir, ele virá". Claro que o primeiro pensamento dele é pensar que tem alguém escondido sussurrando para ele, ou até mesmo que ele pode estar louco, mas depois ele vê um campo de baseball no meio de sua plantação e sabe o que tem que fazer.

Mesmo sem saber exatamente porquê, Ray constrói sozinho o campo, enquanto explica para sua filha (e consequentemente para o espectador), sobre como um jogador chamado "Shoeless" Joe Jackson e mais outros 7 jogadores foram banidos da liga acusados de entregar o jogo. E sobre como ele declarou até o dia de sua morte que sempre jogou o melhor que podia. O otimismo lidera as ações de Ray, que acredita na volta de jogadores de baseball mortos, mesmo sabendo que construir um campo vai afetar sua plantação de milho e o deixará em uma delicada posição financeira. Mas a decisão de Ray afetará de forma mágica sua vida e a sua família para sempre.

Baseado no livro “Shoeless Joe” de W. P. Kinsella, a adaptação cinematográfica custou apenas U$ 15 milhões e rendeu ao redor do mundo pouco mais de U$ 84 milhões de dólares, sendo U$ 64 milhões nos EUA, bem considerável para um lançamento pequeno, e sem alarde.

Uma história de fé e redenção. A história transita pelo campo terreno e pelo campo espiritual de uma maneira mágica do qual cria-se uma certa empatia ao longo da narrativa. É uma incrível jornada de um homem em busca de um propósito em que conta com a ajuda de personagens do passado que irão levá-lo a um reencontro emocionante entre pai e filho. Recomendo!
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig