Para Ler, Ver e Ouvir.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Old Is Cool #48: Creedence Clearwater Revival - Have You Ever Seen The Rain?

Mais um clássico no Old is Cool. Dessa vez ao som de Have You Ever Seen The Rain? do Creedence Clearwater Revival.

Creedence Clearwater Revival foi uma banda de rock raiz tão antiga que, quando surgiu, no início dos anos 1960, era chamada de “conjunto” (o termo “banda” passou a ser usado somente em 1968). Começou Há uns 60 anos, formado pelos estudantes John e Tom Fogerty, irmãos, guitarrista e vocalista, o baixista Stu Cook e o baterista Doug Clifford.

Creedence Clearwater Revival
Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina, rendendo mais de 26 milhões de discos vendidos apenas nos EUA. Separaram-se em julho de 1972. John Fogerty foi quem teve mais êxito em sua carreira solo. Seu irmão Tom faleceu em 6 de setembro de 1990. Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame.

“Nossas musicas tocam as pessoas ao longo das gerações”, disse Stu Cook a uma entrevista à Revista brasileira ISTOÉ. “É por isso que seguimos até hoje”.

Mesmo depois da banda ter acabado, houve sim reuniões ao longo desses anos e inclusive turnês revisitando os velhos sucessos da banda e com certeza entre eles Have You Ever Seen the Rain?, uma canção escrita por John Fogerty e lançada em 1970 pela banda. A canção alcançou a 8ª posição na parada musical Billboard Hot 100 em 1971. Este foi o oitavo single do grupo a alcançar a certificação ouro.  Foi a sexta música mais tocada nas rádios brasileiras em 1971.

O que muitos desconhecem é sobre o significado dessa grande canção do grupo. Esta música é a opinião de John Fogerty sobre a saída iminente de seu irmão Tom Fogerty da banda, e a tensão geral no grupo em um momento em que eles deveriam estar desfrutando de seu auge do sucesso. A parte da canção que fala, "Eu quero saber - você já viu a chuva caindo em um dia ensolarado?" refere-se à saída de Tom enquanto a banda estava em seu apogeu comercial. O outro lado desse single, "Hey Tonight", é John garantindo à banda que tudo iria bem, apesar da adversidade.

De acordo com John Fogerty, o significado dessa música mudou para ele com o tempo. Apresentando a música em um show de 2012 no Arizona, ele disse: "Esta música foi escrita originalmente sobre uma coisa muito triste que estava acontecendo na minha vida naquele momento. Mas eu me recuso a ficar triste agora. Porque agora essa música me lembra minha garotinha, Kelsy, e toda vez que eu canto, eu penso em Kelsy e arco-íris." Ouça!


Someone told me long ago
There's a calm before the storm
I know
It's been coming for some time
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig