Para Ler, Ver e Ouvir.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

22 Animes que Marcaram Minha Infância

Dia das crianças! Não sou mais criança, mas que tal relembrar essa maravilhosa época?! Bem, por aqui eu gosto de relembrar através dos personagens que marcaram aqueles anos. Decidi criar mais uma lista nostálgica e dessa vez sobre os ANIMES! Os animes já fazem parte da cultura de muitos países ao redor do mundo, especialmente o Brasil que consomem muitos conteúdos desse gênero tão amado e que ganha uma legião de fãs a cada ano. Os animes é como são chamados os desenhos feitos no Japão, com aquele traço característico de olhos grandes, por exemplo. Lá pelos anos de 2000, eu acompanhei algumas produções que ficaram na minha memória. Muitos deles pela saudosa Fox Kids que certamente foi por um breve tempo a casa das animações japonesas aqui no Brasil.
Para começar um dos meus favoritos...

Ilustração (www.mundoalternativo.com.br)



1. Digimon
(デジモン, Dejimon, também chamado de Digital Monsters e simplificado como DIGIMON)

Onde: Rede Globo, Fox Kids

Sete crianças estavam num acampamento de verão quando de repente foram transportados por digivices para um mundo colorido e enigmático. Perdidas e sozinhas, eles ficaram amigos dos monstrinhos digitais, os Digimons e logo se tornaram inseparáveis. Essas pequenas criaturas guiam seus amigos humanos pelo magnífico Digimundo, protegendo-os do bando dos Digimaus. Rapidamente o grupo descobriu que alguns dos Digimons gigantes que eles encontraram não eram Digimaus, mas sim Digimons bons, que já foram maus. O poder do mal tem corrompido até os mais gentis dos “Digimons”, pondo engrenagens do mal dentro deles, fazendo com que eles se tornassem monstros terríveis. Criando o caos e a destruição por onde quer que vá, o poder do mal tem aterrorizado todo o Digimundo. Enquanto tentam achar o caminho de volta para casa, as sete crianças são tragadas, cada vez mais, para dentro do mistério. 

Através de um trabalho de equipe e com muita confiança, eles encontram e ajudam os seus novos amigos Digimons, que se digivolvem de “monstros em treinamento” para “gigantes campeões”, e precisam salvar o Digimundo do poderoso mal que quer destruí-lo. Com uma amizade inseparável, as crianças e os seus companheiros Digimons embarcam numa aventura única e inesquecível!

2. Shinzo
(マシュランボー, Mashuranbō)

Onde: Fox Kids

Essa série animada de ficção-científica apresenta um grupo de amigos que está a procura de Shinzo com a esperança de salvar a humanidade. Em um mundo onde humanos não existem mais, a única sobrevivente é a única esperança de sobrevivência em “SHINZO”.

Muitos anos depois que a Terra foi dominada por mutantes criados pelos homens, os Enterrans, uma terráquea solitária acorda de um sono de 300 anos para descobrir que a humanidade, na forma que ela conhecia, está extinta. Yokumo descobre que sua vida havia sido salva pelo seu pai. Criador original dos Enterrans, ele percebeu que poderia haver uma rebelião e construiu uma cápsula do tempo para proteger sua filha. Agora, Yokumo precisa encontrar a Ilha da Vida – uma lugar conhecido como SHINZO – onde, acredita-se, está a chave para a restauração da Terra e também é o único lugar seguro para sobreviventes terráqueos.

3. Shaman King
(シャーマンキング, Shaman Kingu, do inglês: "rei xamã")

Onde: Fox Kids

Ou Rei Shaman, como você preferir. Uma intrigante comédia animada de ação que tem origem na milenar tradição oriental dos “shamanes”, personagens com habilidade especial para se comunicar com outros mundos e possuir espíritos em seus próprios corpos.

Yo Asakura pertence ao milenar clã dos shamanes e tem poderes especiais para se comunicar com os espíritos e possui-los em seu corpo. Seu sonho é tornar-se o Rei Shaman e para alcançar a sua tão desejada meta, deverá ultrapassar inúmeros obstáculos. Para isso, conta com a ajuda de Amidamaru, o espírito de um lendário samurai morto há 600 anos, de sua namorada Anna e seu fiel amigo e companheiro Manta.

4. Shin-Chan
(クレヨンしんちゃん, ''Crayon Shin-chan'') 

Onde: Fox Kids

Muito humor e personagens completamente fora do padrão ajudam a quebrar todos os estereótipos nesta divertida série animada. Um dos integrantes desta família é Shin Chan, um garoto de 5 anos que adora brincadeiras pesadas. Ele vai à escola, na turminha do jardim da infância, e se destaca exatamente pela sua falta de bons modos. A principal habilidade de Shin Chan é irritar sua mãe em qualquer situação ou lugar. Miase, a mãe, é quem administra a casa e, na maioria das vezes, fica sufocada pelas tarefas cotidianas. O pai Hiroshi é um homem de negócios, que está sempre trabalhando.

5. Músculo Total
Kinnikuman (キン肉マン, ''Kinnikuman'' lit. "Homem-Músculo")

Onde: Fox Kids

O destino da Terra vai ser definido em um ringue de luta-livre. Os lutadores mais maldosos, os dMp, planejam destruir tudo e nossa única esperança vem de outro planeta, Mantaro Kinnikuman. Mesmo que não se sinta preparado, ele deverá responder ao apelo interplanetário, criar muita coragem e ser o invencível Kid Músculo. Mas ele não está sozinho, ao seu lado estão seus companheiros da Liga e o Meat, seu talentoso treinador que o protege, o guia e lhe diz quando aplicar o espetacular golpe da vitória, o Kinniku Buster. Um conselho: não fique muito perto do ringue, pois alguma coisa pode voar.

6. Medabots
(メダロット, Medarotto)

Onde: Fox Kids

Primeiro os Digimons invadiram a minha tela com estórias cheia de ação. Depois foi a vez do Medabots. A história começa no ano de 2122, futuro onde todas as crianças possuem o seu Medabot, um robozinho super forte com inteligência artificial que só atende ao comando de seu dono. Elas treinam seus Medabots e os colocam em combate para ver no que dá. Imagine o que vai acontecer agora com mais de 300 tipos de robôs diferentes. Era muito massa!

Gostava muito da premissa desse anime. No futuro, há crianças que têm como mascotes robôs com inteligência artificial. Dão os Medalutadores e seus Medabots quem protagonizam combates surpreendentes para chegar ao Torneio Mundial das Ciberlutas. A história começa quando Ikki encontra uma misteriosa medalha de Medabots nas margens de um rio e pega o teimoso e egocêntrico Metabee. Apesar das suas discussões, eles formam uma equipe invencível. Eles se seus amigos, logo descobrirão que vão ter que enfrentar, também os rubberrobo, um grupo de malvados que tenta roubar as medalhas dos Medabots para dominar o universo.

7. Super Pig
(愛と勇気のピッグガール とんでぶーりん, Ai to Yūki no Piggu Gāru Tonde Būrin)

Onde: Fox Kids

Kassie (Karin na versão japonesa) é uma menina de apenas 14 anos que certo dia encontra um porquinho amarelo no seu caminho para a escola. Porém, mal sabia ela, mas o porco era Iggy, um príncipe alienígena. Ele entrega à Kassie o “Porcompacto”, que a permite transformar-se na heroína suína Super Pig.

O treinamento de Kassie é parte da aprovação de Iggy para se tornar o rei de um planeta em forma de maçã chamado Oinko (Burringo na versão japonesa). A cada boa ação feita como heroína, Kassie recebe uma pérola mágica. Após juntar 108 destas pérolas, Kassie poderia escolher uma nova transformação além da forma de porca.


8. Beyblade
Bakuten Shoot Beyblade (爆転シュート ベイブレード, Bakuten Shūto Beiburēdo)

Onde: Fox Kids

Uma série animada de aventuras sobre um grupo de crianças que competem em emocionantes batalhas de Beyblade, um jogo infantil com piões baseado em um tradicional esporte japonês.

Tyson é fanático por batalhas de Beyblade, competições fabulosas em que deve demonstrar suas habilidades no manuseio de piões. Disposto a se tornar o grande campeão mundial neste esporte, ele decide buscar no poder místico de seus antepassados japoneses o segredo para aperfeiçoar a técnica.
Com toda a sua força e com seu pião de características únicas, ele se une a um grupo de heróis internacionais que também possuem um poder especial.

9. Monster Rancher
Monster Farm (モンスターファーム, Monsutā Fāmu)

Onde: Fox Kids

Originalmente um vídeo game, o Monster Rancher é a história de Genki Sakura, um menino de 11 anos que foi imerso no mundo do vídeo game.

Conheça a história de Gengi Sakura, um garoto de 11 anos e o grande vencedor do Torneio Monster Rancher. Um dia, chegando em casa, ele encontra a mais nova versão do jogo esperando por ele. Quando ele começa a jogar, é transportado para o mundo virtual do Monster Rancher. Lá ele faz amizade com Holly e Suezo, e com eles vai lutar contra a maldade de Moo e procurar Fênix, o único monstro capaz de derrotar o mal.

Até que eu achava divertido. Genki ganhou o grande Torneio Monster Rancher e recebe um prêmio muito especial: o CD ROM da última versão do vídeo game. Assim que começa a jogar, alguma estranha acontece.... ele é transportado ao mundo virtual do Monter Rancher. Acha que ele ficou assustado? Que nada! Estava tão feliz que assim que chegou, já fez amizades com alguns moradores, Holly e Suerzo. Mas logo, ele descobre que Moo conquistou esse mundo e planeja transformar os monstros em seres diabólicos e com seus novos amigos decide ir sair em busca de Phoenix, o único capaz de derrotá-lo. Se você não tem medo de se encontrar com monstros horrorosos, vevnha você também para o Moster Rancher e junte-se nessa assombrosa aventura.

10. Dragon Ball Z
(ドラゴンボールZ, Doragon Bōru Zetto) 

Onde: Cartoon Network

Tudo começa lá em Dragon Ball, toda a jornada de Goku, desde seu treinamento com seu avô Gohan e, mais tarde, com Mestre Kame e Kuririn, até as incríveis batalhas contra Freeza, Cell, Majin Boo e tantos outros inimigos, foi outra grande febre em terras verde-amarelas. Porém, eu amava muito Dragon Ball Z

A história de Dragon Ball Z começa em um planeta distante do cosmos chamado Vedeta - um lugar habitado apenas por guerreiros ferozes conhecidos como Saiyadins. O líder guerreiro Bardock envia seu filho recém-nascido, Goku, à Terra com a missão de conquistar o planeta e dominar a humanidade quando crescer. Servindo de exército mercenário para um ser ainda mais maligno chamado Friza, os guerreiros Saiyadins e seu planeta Vedeta acam sendo aniquilados durante uma guerra interplanetária. Sobrevivem apenas Goku e três outros Saiyadins, que também tinham sido enviados a outros planetas com o objetivo de conquistar novos domínios para Vedeta.


11. Os Cavaleiros de Mon Colle
Six Gates Far Away Mon Colle Knight (六門天外モンコレナイト, 'Rokumon Tengai Mon Kore Naito')

Onde: Fox Kids

Uma jovem e seu melhor amigo partem em uma viagem para uma cidade fantástica, e viram os protetores das criaturas que moram lá.

Contando a história de uma dupla de crianças, Rockna e Mondo, que juntamente com um professor maluco chamado Hiragi, descobrem a passagem para o mundo de Mon, um lugar repleto de criaturas mágicas, onde existem certos objetos que, quando reunidos, são capazes de fornecer o controle sobre aquele e o nosso mundo também. Enquanto o professor busca uma forma de trazer os monstros para ajudar no desenvolvimento da humanidade, vilões no mundo de Mon estão atrás dos objetos que lhe darão grande poder. Ganhando poderes mágicos, Mondo e Rockna passam então a lutar para defender o mundo de Mon, tornando-se os Cavaleiros de Mon Colle.


12. Naruto
 (ナルト, ''Naruto'') 

Onde: SBT

Naruto, um ninja de cabelos à Bart Simpson que gosta de macarrão, é outro anime que fez um forte sucesso na tv brasileira.  Conhecemos o mundo do Uzumaki Naruto, um desajeitado e hostilizado jovem aspirante a ninja que mantêm um segredo fascinante.

Naruto aspira ao título de hokage, a classe mais alta entre os guerreiros. Para isso, ele terá que se formar na Academia Ninja, o que não será nada fácil para um garoto que prefere passar o dia zoando. Quem sabe o fato de Naruto possuir o espírito da lendária Raposa de Nove Caudas tem a ver com o seu jeito pervertido de ser.

A história de Uzumaki Naruto parece mitologia. Antes de nascer, sua terra natal, a Vila da Folha, foi atacada por um poderoso demônio que só foi aprisionado graças ao sacrifício do ninja mais forte da vila. O problema é que o demônio foi aprisionado no corpo de um recém-nascido: Naruto. Com medo dele, todos se afastam à medida que ele vai crescendo. Órfão e sozinho, seu objetivo é ser um grande ninja. Teve várias continuações pelo que soube, mas nunca acompanhei os outros.

13. Flint o Detetive do Tempo
Flint The Time Detective Jikū Tantei Genshi-kun (時空 探偵 ゲンシクン? lit. "Detetive do Espaço-Tempo Genshi-kun")

Onde: Fox Kids

A história de Flint começa em outra dimensão, onde o Old Timer, guardião do tempo, e seus assistentes Time Shifters trabalham sem parar para preservar o Tapete do Tempo, onde gravam todas as datas e eventos relevantes de nossas vidas. Sua missão foi interrompida uma vez por um misterioso Dark Lord, que empenhado em destruir o tempo, espalhou os Time Shifters por todas as épocas, deixando o tapete - e toda a história - em um estado totalmente caótico. Por isso, o Old Timer, pede à Polícia do Tempo que localize seus assistentes para poder restaurar o Tapete do Tempo.

Flint é um "detetive do tempo" dotado de poderes sobrenaturais. Corajoso e determinado, combate o terrível Dark Lord ; um vilão que empenhado em destruir tempo, deixou o mundo totalmente caótico. A missão do nosso herói não é nada fácil : ficar indo e vindo no tempo e no espaço para salvar seus aliados de Petra Fina, a famosa ladra interdimensional e líder dos Time Dogs. Flint conta com a ajuda de seu pai, que em forma de rocha transforma-se em um machado com que Flint combate seus inimigos. E você que achava o seu pai cabeça dura...

14. Dinozaurs
(ダイノゾーン, DinoZone) 

Onde: Fox Kids

Uma animação japonesa que mostra a volta dos dinossauros a partir dos mágicos recursos da ciência moderna e da alta tecnologia. Adormecidos por milhares de anos, os Cavaleiros Dino tem que voltar à vida com a missão de defender a terra dos terríveis Dragonzaurs. Liderados por Tyrano, os Cavaleiros Dinos ora estão na forma de Dinossauros, ora estão transformados em valentes robôs com superpoderes. Pra você que achava que os dinossauros estavam extintos da terra... da pra conferir essa anime de ação. Bem, não era tão legal, mas quando se é criança a gente nem repara nisso, apenas assiste e curte a parada toda. rsrs

15. Pat Labor
Patlabor: The Mobile Police (機動警察パトレイバー Kidō Keisatsu Patoreibā) 

Onde: Fox Kids

Para salvar a cidade de Tóquio de uma enchente, o governo começa a construir vários robôs para construir uma zona segura. Não demora muito, e alguns bandidos pegam alguns desses robôs para ajudá-los em seus crimes. A polícia então decide construir "robôs-patrulheiros", que com sua eficiência e precisão acabam conquistando seu espaço na força policial. São máquinas incríveis, mas tão caras, que somente três são construídas e passam a formar parte da Unidade 2 da polícia, junto com um grupo de novos recrutas. Para quem gosta de anime japonesa de ação, é um prato cheio.

16. Autopista
((트랙시티, Track City)

Onde: Fox Kids

Essa série animada é baseada em um jogo de carrinhos de controle remoto e um grupo de heróis que embarca em uma batalha para destruir um vírus mortal. Esse vírus é espalhado em Autopista uma rede global de telecomunicações em por uma hacker chamada Crueller e seus parceiros maldosos Neo Michelangelo e Dark Avenger.

17. Slayers
(Japanese: スレイヤーズ, Hepburn: Sureiyāzu)

Onde: Band

Depois de um assalto bem-sucedido, um grupo de bandidos está feliz da vida comemorando o tanto de dinheiro que eles conseguiram. Acendem a fogueira e até dançam de tão felizes que estão com a má ação. Mas a alegria acaba quando uma bola de fogo cruza o céu e explode o muro do esconderijo da quadrilha. Acabou a festa. Em meio ao fogo surge uma pequenina figura, uma mulher. O líder dos assaltantes gagueja: "Li-Li... Lina Inverse!"

"Slayers" é uma aventura medieval no mundo da fantasia, cheio de magia, dragões, monstros, cavaleiros e tesouros - com muitas batalhas e bom-humor também. Nossos heróis são a pequena feiticeira Lina Inverse e o espadachim Gourry, que roubam dos bandidos e ficam com tudo. Goudry trabalha pelos tesouros, enquanto Lina gasta tudo em comida - a nossa pequena feiticeira é uma gulosa das boas.

Seus grandes inimigos são os ladrões da gangue Fogo do Dragão e o misterioso Zelgadis. O vilão é um "ex-humano", transformado em criatura monstruosa pelo avô, e está está atrás de um item mágico, na posse de Lina Inverse - algo que pode acabar com o mundo!

18. Hamtaro
(とっとこハム太郎, Tottoko Hamutarō)

Onde: Cartoon Network, Rede Globo

Baseado num manga muito popular no Japão, o anime "Hamtaro" virou febre em seu país de origem e conseguiu repetir o sucesso por aqui. 

Hamtaro é um pequenino hamster dourado dotado de uma curiosidade insaciável. Porém, ele também é o animalzinho de estimação de uma garotinha chamada Laura. Ainda que eles não possam falar um com o outro, eles se entendem. Enquanto Laura está na escola ou brincando com seus amigos, Hamtaro escapa para aventurar-se com seu grupinho de amigos. Eles são: Boss, o rabugento, Bijou, a francesinha, Howdy, o brincalhão, Snoozer, o dorminhoco, Cappy, a envergonhada e muitos outros. Juntos eles aventuram-se e revelam a fascinante vida secreta dos pequenos Hamsters. Essas criaturinhas cativantes prometem derreter o coração dos seus telespectadores.

19. Kirby
(星のカービィ, Hoshi no Kābī, lit. Kirby das Estrelas)

Onde: Fox Kids

Não sei se enquadra como um ''anime'', mas tem traços característicos dessa animação, por isso lembrei de colocar na lista também. O Kirby é uma bolinha cor-de-rosa, com bochechas rosadinhas e pés vermelhos. Embora seja pequeno de estatura, não se coíbe de participar em enormes aventuras!  

O anime Kirby: Right Back at Ya! narra a história de como Kirby dormiu em sua nave espacial e acaba caindo em Dream Land, no planeta de Pop Star. Lá ele conhece os protagonistas Tiff, Tuff, Lololo, Lalala e o antigo guerreiro estelar Meta Knight. Juntos, eles decidem ajudar os moradores do vilarejo Cappy Town a lutar contra as maldades do pinguim monarca Rei Dedede e a Nightmare Enterprises.


20. Super Campeões
(Captain Tsubasa Road to 2002)

Onde: RedeTV!

Esse anime tem todo o seu diferencial, justamente por tratar de um assunto tão universal e “íntimo” para o público brasileiro: o futebol. E como acontece com algumas produções, a nova saga do Tsubasa sofreu alterações e foi adaptado para o público tupiniquim. Contando a história de Oliver Tsubasa, um garoto japonês que sonha em se tornar jogador profissional de futebol e morar no Brasil para defender o São Paulo Futebol Clube. Era legalzinho de acompanhar, além de apresentar uns ensinamentos, como o valor da amizade, da perseverança e a importância do trabalho em equipe. Bem, vi poucos episódios, mas é que realmente o anime teve poucos, porém eu achava legal, sempre tinha o que conversar com meus primos a cada episódio.

21. Corrector Yui
(コレクター・ユイ, Korekutā Yui)

Onde: Cartoon Network

Um dia como outro qualquer na vida de Yui com muita lição-de-casa para fazer no computador. Mal sabe ela que sua vida está prestes a mudar completamente, quando ela é absorvida pelo computador e transportada à realidade virtual. Uma vez nessa dimensão virtual, ela fica sabendo que sua missão é unir-se a outros oito "Correctors" para vencer ao malvado Grosser. Este super computador, por sua vez, quer conquistar o mundo, apoderando-se e controlando o universo dos computadores! Yui e seus novos amigos enfrentarão aos perversos "Corrupters", seguidores de Grosser, que querem destruir todas as coisas boas desse mundo e, consequentemente, destruir seus usuários. Corrector Yui e seus amigos enfrentarão o maior desafio de suas vidas, enquanto tentam levar uma vida normal em sua própria realidade. Era exibido nas tardes do Cartoon, até gostava, acompanhei alguns episódios. 

E para encerrar a lista com méritos...

22. Pokemon

Onde: Rede Record

Deixei o Pokemon para o final. Foi um anime que revolucionou e inspirou outros inúmeros que vieram depois (por exemplo os que eu citei mais acima). A árdua jornada de Ash, Misty, Brock, Pikachu e toda a turma para se tornarem mestres Pokémon marcaram uma geração de crianças. 

Pokémon é o nome de um fenômeno da indústria de entretenimento japonesa que invadiu os Estados Unidos, em setembro de 1998. Originários de um videogame da Nintendo, lançado em feveiro de 1996 no Japão, os Pokémons causaram tanto sucesso que logo em seguida foi criado uma série de desenhos animados televisiva e centenas de produtos licenciados.

A febre Pokémon foi alimentada pelo anime e pelos longas-metragens exibidos nos cinemas. O primeiro filme foi lançado no Japão no verão de 1998 e nos Estados Unidos em 1999. Mas tanto o filme como o anime sofrem algumas alterações, ocidentalizando seu rosto, no contorno dos olhos e nos efeitos de som.

Pikachu, um dos pequenos monstros de Pokémon, é um dos mais amados personagens da cultura popular japonesa, bem como o brinquedo de pelúcia mais vendido no Japão nos dias de hoje.

Pikachu foi um presente dado a Ash - o personagem do anime que protagoniza o herói - é um Pokémon elétrico (ele emite choques de até 10.000 volts) dotado de incríveis habilidades que irão "eletrizar" seus fãs. Todos amavam o Pikachu! 

-


Os animes é aquele tipo de entretenimento que é divertido de se assistir. As mensagens que muitas dessas produções nos passam conseguem moldar nossas personalidades e em nossos convívios. Sonhos e propósitos são transformados e perseverados com os animes. A ficção pode ser algo de certa maneira, “inexistente”, mas por trás de tudo há uma moral, que nos faz refletir e acreditar em cada palavra daquele determinado personagem. A nós, cabe absorver e compreender o que há de mais positivo, para que sonhos e objetivos não sejam desmotivados por palavras vazias, mas sim absorva aquilo que vai te motivar, que vai te levantar, pois o mundo está cheio de desmotivadores, cabe a você escolher aquilo que vai lhe transformar na melhor pessoa a cada dia. 

Algumas desses animes eu assistiria só pela nostalgia, mesmo. Porque nem são mais voltados para alguém da minha idade, sem falar que eu não acompanho mais nenhum anime atualmente, então ficou nisso aí, do que assisti e que foi marcante mesmo. Bem, os animes seguem em alta no Brasil, principalmente depois que as plataformas de streaming chegaram aqui. Infelizmente alguns dos animes mencionados na lista seguem no esquecimento, vamos torcer para alguma distribuidora relance ou disponibilize por aí. E é isso aí, meus amigos. Bem, parece que isso é tudo. Arigatô!
SHARE:

2 comentários

  1. ótima lista. Como sempre mandando bem

    ResponderExcluir
  2. Hello Walter-san!

    Aaah saudades de ser criança. Vontade de voltar no tempo e pode curti isso tudo de novo.De todos os animes da sua lista, digimon, Pokémon, Dragon boll z, naruto e outros eu assisti e tem alguns que não chegeui a conhecer.

    Assisti muito os animes do canal animax tambem, não sei se vc chegou a conhecer, eram fantasticos tbm.

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig