Para Ler, Ver e Ouvir.

domingo, 1 de novembro de 2020

Minha Memória de Séries #59 – Ei Arnold!

Se você viveu a sua infância no final dos anos 90 ou no começo dos anos 2000, deve se lembrar do desenho animado ''Ei, Arnold!'', exibido pela Nickelodeon por muitos anos. É uma dos meus Nicktoons favoritos. Em um total de 100 episódios distribuídos em 5 temporadas, e dois filmes que dá continuidades a animação. Já a série animada trata de temas comuns do dia-a-dia, alguns deles bem sérios e até mesmo tristes, dos quais os espectadores podem retirar lições de vida. Apesar de comovente, a animação é leve e divertida.

Criada por Craig Bartlett em 1996, a série acompanhava a vida de Arnold, um garoto de 9 anos da quarta série, e seus amigos da vizinhança, da escola e da pensão em que vive com seus avós. O principal fator que destaca Hey Arnold! entre animações vizinhas são seus temas. Com uma galeria de personagens baseado em pessoas que passaram pela vida de Craig Bartlett, os tópicos são, em sua maioria, temas cotidianos e comuns, como a primeira paixão, notas baixas, lendas urbanas e brincadeiras de rua.

Ei Arnold!


Arnold
é um bom garoto e tenta fazer as coisas certas. As pessoas em sua escola o procuram para obter conselhos e o veem como seu próprio conselheiro. E é justamente isso que gosto do Arnold é o fato dele sempre olhar para o lado bom de cada situação. A visão alegre de Arnold sobre a vida é inspiradora. Mesmo as vezes os colegas de escola zombando dele por sempre olhar para o lado positivo das coisas, mas seu entusiasmo é contagiante.

Digno de nota é a personagem coadjuvante principal da série, Helga G. Pataki, uma estudante valentona que tem prazer em torturar Arnold, zombar dele, fazer tropeçar e insultá-lo com apelidos como "Cabeça de Bigorna", uma referência a um conceito do design de animação da série: a cabeça de Arnold tem literalmente a forma de uma bola de futebol ou uma bigorna, como preferir. Mas, por dentro, Helga nutre uma grande paixão pelo baixinho. Uma das gags mais recorrentes é o altar que Helga construiu para Arnold em seu closet. O amor secreto faz com que Helga seja uma das personagens com mais destaque na série, tendo tantos episódios focados e protagonizados por ela, que ela poderia facilmente ter seu nome no título.

Outro ponto forte da série é o drama, representado de uma forma muito realista, e expõe situações que até então não eram comuns nos desenhos animados. A começar pelo protagonista, que cresceu sem os pais e sua única fonte de informação são os relatos, muitas vezes incoerentes, do seu avô. Além de Helga e Arnold, temos muitos outros dramas vividos por outras famílias. São crianças encarando a pobreza, pais que precisam se separar de seus filhos, pessoas acostumadas ao luxo que precisam encarar a simplicidade e muitos outros problemas, que no fim, ajudam no desenvolvimento do caráter de cada personagem e, de certa forma, do telespectador.

Sendo o primeiro a misturar drama e comédia, Hey Arnold! não poderia ter feito um trabalho melhor. É intenso e, ao mesmo tempo, divertido na medida certa, o que o torna uma ótima opção para pessoas de todas as idades. A primeira vista o desenho pode parecer só mais uma animação infantil, mas dê a ele a chance de que precisa e, com certeza, você vai se surpreender com a complexidade, o cuidado e a paixão que este Nicktoon oferece. Sempre se se distanciava de outras animações de sua época por não envolver elementos mágicos ou depender apenas dos aspectos cômicos para contar suas histórias e seus personagens. Conhecemos crianças com opiniões, pensamentos, dilemas e sofrimentos reais que não seriam difíceis de encontrar em nossa própria vizinhança e é isso que faz essa série tão especial. Recomendo. Está disponível no Amazon Prime Vídeo, corre lá!

SHARE:

2 comentários

  1. I just found your blog. It's amazing.
    Follow for follow? I already follow you. <3

    Check my blog: salyaves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito legal. Nunca assisti

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig