sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Filme – A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life, 1946)

Cada vez que um sino toca, um anjo ganha suas asas.

Um anjo é enviado do Céu para ajudar um empresário desesperadamente frustrado, mostrando-lhe como seria a vida se ele nunca tivesse existido.

Sim! Um homem bom, oprimido pelas provações da vida, é visitado por um mensageiro celestial e ganha um novo sopro de vida. A sinopse de algum episódio da série 'O Toque de um Anjo'? Não, mas é a base para o emocionante clássico de 1946 de Frank Capra, It's a Wonderful Life (A Felicidade Não se Compra, aqui no Brasil).

A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life, 1946)

Para quem não conhece a história de A Felicidade Não se Compra, ele gira em torno da vida de um homem chamado George Bailey (interpretado por James Stewart), interpretado lindamente por James Stewart. Desde a infância, George é um sonhador. Ele aspira ser um grande homem, na esperança de ver o mundo, descobrir novas terras, projetar e construir coisas e viver a vida em sua plenitude. No entanto, George mora na pequena cidade de Bedford Falls. Seu pai dirige um negócio de "construção e empréstimo" que atende os habitantes da cidade, ajudando-os a ter uma vida melhor. Caso contrário, a cidade ficará nas mãos e ser administrada em grande parte por um velho ranzinza tirano sedento pelo poder, o empresário Sr. Potter (interpretado por Lionel Barrymore), e ele tira proveito dos residentes da cidade para seu próprio ganho financeiro.

George cresceu, se apaixonou, casou e envelheceu na cidade, porém as coisas não foram simples. Assumindo por amor a firma de seu falecido pai, ele se viu em delicadas situações para conseguir dinheiro para honrar suas dívidas e manter de pé o sonho de oferecer conforto aos menos favorecidos da cidade, construindo casas a preços populares. As coisas tomam um rumo muito complicado e o mundo parece estar ruindo na cabeça de George que, depois de muitas desventuras, resolve se matar.

Me fez lembrar a frase ''Nossos sonhos não morrem porque ficamos velhos; nós nos  tornamos velhos porque deixamos nossos sonhos morrerem''. do Gabriel G. Marquez. As vezes a vida faz isso. Acabamos deixando nossos sonhos de lado para um bem maior, seja família, carreira e outros coisas mais que fazem parte do nosso dia a dia. Quando nos damos conta, o tempo passou e nossos sonhos se foram. Sei que nunca é tarde para a realização de um sonho, mas as vezes eles adormecem e com as atribulações da rotina, eles ficam submersos, esperando um dia serem resgatados. Por isso me identifiquei muito com o George Bailey, e compreendi tudo o que ele passou e a lição que ele recebeu no final. Mas apesar de não ter tido a vida que tanto sonhava, explorar o mundo e realizar desejos grandiosos, George fez uma grande diferença na vida de várias pessoas. As vezes não nos damos conta de como fizemos e fazemos a diferença na vida dos que nos rodeiam ou de pessoas que já passaram por nossas vidas. 

A Felicidade Não se Compra é realmente um filme incrível, o roteiro traz as mensagens importantes como fraternidade, bondade, altruísmo e compaixão. A obra-prima do diretor Frank Capra foi lançada há mais de 70 anos, mas continua sendo um exemplo perfeito do poder que o cinema tem para nos envolver e nos mover de maneiras muito fortes. Um dos aspectos mais incríveis é a sua simplicidade. Acho que o tema de sentir como se nossas vidas tivessem pouco impacto é algo que quase todo mundo já sentiu em um ponto ou outro de nossa vida. O filme ajuda a mostrar como as decisões que tomamos, especialmente os sacrifícios altruístas, podem influenciar muito a vida das pessoas ao nosso redor, que muitas vezes nem imaginamos o quanto. Por isso, cada pessoa tem sua importância no mundo, de modo que todo ser humano tem na sua jornada uma influência na vida dos que estão ao seu redor. Eu estava precisando disso. É uma boa pedida para esses tempos, não somente em época do Natal, mas para qualquer época também. Se você precisa de um lembrete de seu valor e impacto no mundo ao seu redor, A Felicidade Não se Compra é um ótimo lembrete. Recomendo!

... e feliz natal! 

SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig