quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Filmes de Natal para Conferir

Natal, ahhhh, o NATAL! A magia do Natal é contagiante e nada melhor que maratonar filmes que despertem todo o espírito natalino que existe dentro de nós. Alguns filmes realmente conseguem captar o espirito natalino e valem a pena serem revistos. Algumas produções bem antigas, mas incríveis. Então bora conferir.


1. Natal em Família

(I’ll be home for Christimas, 1998)

Um dos meus favoritos de Natal. Na faculdade de Los Angeles, Jake de 17 anos, divide o quarto com um colega “nerd” a quem ele “obriga” a mudar as passagens que ganhou do pai para passar o natal em casa, por duas passagens para as praias no Sul da Califórnia com sua namorada Allie. Para tentar convencer Jake a estar em casa para o natal, seu pai o “suborna” oferecendo um tão cobiçado carro, caso ele chegasse até as 18hs do dia 24. Isso o fez se decidir pelo natal com a família e acertou tudo para partir, mas alguns colegas da faculdade, descontentes com os servicinhos que ele prestava, resolveram acertar as contas, largando-o no meio do mato, vestido de Papai Noel. Desesperado, Jake usa todos os meios possíveis para tentar chegar em casa no horário combinado, mas a sorte parecia não estar a seu favor.

2. Aconteceu na Noite de Natal
(Twas The Night, 2001)

Quando o Papai Noel é acidentalmente derrubado na véspera do Natal, Danny e o seu tio vigarista assumem o comando da distribuição de presentes. Mas enquanto Danny conduz o trenó, Nick rouba os vizinhos. Poderá Danny mostrar a Nick que está errado e salvar o Natal ao mesmo tempo? Acho que assisti na Globo, há um bom tempinho.

3. Contos de Natal
(A Christmas Carol, 1984)

Mais uma versão da história do avarento Scrooge, concebida originalmente por Charles Dickens. Na noite de Natal, ele é assaltado "por uns tantos fantasmas", que afetarão profundamente sua visão de mundo.

4. O Presente de Natal Perfeito
(The Ultimate Christmas Gift, 2000)

A “Máquina do Clima” de Papai Noel acidentalmente cai nas mãos de Allie, de 13 anos, que decide usá-la para fazer nevar em Los Angeles. Só assim ela teria tempo para terminar seus deveres de casa, pois as aulas seriam canceladas. Apesar de conseguir o que queria, Allie percebe o erro que cometeu, quando a máquina fica fora de controle e Los Angeles vira um caos. Agora Papai Noel só pode contar com seus dois duendes mais atrapalhados para tentar encontrar a máquina e controlar o tempo.

5.  A Árvore de Natal
(The Christmas Tree, 1996)

Com direção de Sally Field. Baseado no livro de mesmo nome escrito por Julie Salamon e Jill Weber. Uma história sobre uma amizade formada entre uma freira idosa, a irmã Anthony e o jardineiro-chefe do Rockefeller Center em Nova York, Richard Reilly, que quer derrubar uma árvore que ela cultiva há décadas e mudá-la para Nova York para a exibição de Natal.

6. Um Natal Mágico
(Prancer, 1989)

Jéssica é uma menina de 9 anos de idade e cheia de sonhos. Vivendo com o pai, um pobre fazendeiro, ela acredita fielmente no Papai Noel e na magia do Natal. Ao descobrir uma rena com a perna ferida na floresta, ela confirma todas as suas expectativas, e tem uma ideia: cuidar do animal em seu celeiro, alimentá-lo e depois devolver pessoalmente ao Bom Velhinho. Mas os planos de seu pai de vender a rena para um açougue podem dificultar sua vida.

7. A Estrela de Natal
(The Christmas Star, 1997)

Fugitivo que se disfarça de Papai Noel acaba tendo de se esconder na casa de uma família muito pobre. Vai tentar explicar para as crianças, que começam a lhe fazer mil pedidos, que ele não é exatamente quem elas estão pensando.

8. O Expresso Polar
(The Polar Express, 2004)

Tom Hanks e o diretor Robert Zemecks se reúnem para "O Expresso Polar", uma aventura inspirada no livro infantil de Chris Van Allsburg. Quando um menino cheio de dúvidas pega uma extraordinária carona para o Polo Norte, ele embarca em uma jornada de autodescobrimento que mostra a ele que a maravilha da vida nunca desaparece para aqueles que acreditam.

9. O Presente de Natal
(Home for Christmas, 1990)

Disposto a fugir da prisão, velhinho topa prestar serviços num lar para desabrigados. Ao encontrar ali uma foto de sua mulher, começa a rememorar seu passado e a procurar uma maneira de, quem sabe, resgatar sua vida.

10. Papai Noel Existe
(The Night They Saved Christmas, 1984)

Um empresa de petróleo coloca em risco o Natal ao procurar poços no Polo Norte usando dinamite. O Papai Noel e seus ajudantes fazem de tudo para impedir essa catástrofe. 

11. Uma História de Natal
(A Christmas Story, 1983)

É uma história contada por um garoto de sete anos, na década de 40, sobre o seu presente tão esperado na época da Natal. Com sua esperteza, ele tenta convencer os pais do que realmente quer ganhar. A trama é baseada na biografia do escrito norte-americano Jean Sheperd.

12. Conto de Natal
(A Christmas Carol, 1999)

Com Patrick Stewart. o velho pão-duro Scrooge é forçado a repensar suas atitudes e a constatar o quanto a mesquinharia tem sido um atraso de vida para si próprio.

13. Ebbie: Uma Lição do Outro Mundo
(Ebbie, 1995)

Na véspera de Natal, mulher egoísta e ambiciosa recebe a visita do fantasma de seu ex-sócio, que lhe mostra a futilidade de sua vida através de uma viagem pelo seu presente, passado e futuro. Adaptação de obra de Charles Dickens.

14. Família de Aluguel
(Borrowed Hearts, 1997)

Com o Natal se aproximando, uma mãe solteira esforçada concorda que, por uma gratificação, ela e sua filha de sete anos posarão como a família de seu chefe para impressionar um rico cliente. Tudo corre como o planejado até que o espírito do Natal faz com que o verdadeiro amor floresça.

15. Um Natal Atribulado
(On the 2nd Day of Christmas, 1997)

Trish e sua sobrinha Patsy de 6 anos são pegas tentando roubar de uma loja de departamentos bem antes do Natal. Com as festas de fim de ano, Bert, um solitário e triste segurança da loja, concorda em ser responsável por elas até o dia depois do natal, porque policiais e assistentes sociais se recusam a trabalhar no feriado(?).

Ele acaba sendo obrigado a levá-las até sua própria família...

Outros para conferir também:

 16. A Noviça Rebelde
(The Sound of Music, 1965)

No fim dos anos 30, pouco antes da Segunda Guerra, uma noviça que vive num convento, mas não consegue se adaptar às regras religiosas, vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos e leva alegria de novo à casa. A chegada de uma noviça na família do capitão Von Trapp traz música, alegria e amor para o lar.

17. A Felicidade não se compra
(It’s a wonderful life, 1946)

Eleito um dos filmes mais inspiradores da história e um sucesso de todos os Natais, foi produzido e dirigido por Frank Capra:  “A Felicidade não se compra” (It’s a wonderful life, no original). “E se eu jamais tivesse existido? Como seria o mundo?” George Bailey teve o privilégio de saber. 

A maior parte da narrativa dedica-se à vida de George, interpretado por James Stewart. Ele é um homem bondoso, que sempre abdicou dos próprios sonhos para socorrer a família e os amigos. Foi assim que herdou a firma de empréstimos imobiliários do pai. Sem que se desse conta, por suas boas ações, a vida de toda a comunidade. E tocou o coração de cada uma dessas pessoas.

Em um momento de desespero financeiro, resolveu se matar. Mas a intervenção veio do alto, e um anjo da guarda o salvou. Ainda desconsolado, o homem preferiu, então, que nem tivesse nascido. E o emissário do “céu” revelou-lhe uma realidade bem mais triste.

-

Bem, tem vários outros para complementar nessa lista de filmes que valem a pena conferir no Natal. Todo ano são produzidos aos montes e claro, quem não curte um bom filme natalino que tudo parece mágico e perfeito? Esse é o espírito! Até mais.

SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig